quarta-feira, 30 de julho de 2014

Filhas de Jó Internacional

Vim te contar sobre a Ordem das Filhas de Jó Internacional

A Ordem das Filhas de Jó Internacional é uma organização apoiada e patrocinada pela Maçonaria, para meninas de 10 a 20 anos incompletos que visa o aperfeiçoamento de caráter dos seus membros, amor filial, serviço à comunidade e amor para com a Bandeira de seu país.
A Ordem se baseia nos ensinamentos da Bíblia Sagrada, principalmente no Livro de Jó, que nos ensina que por mais que nossa vida seja cheia de provações, que quando tudo parece não dar certo não podemos perder nossa fé em Deus e que ele estará do nosso lado e no final receberemos nossa merecida recompensa. As Filhas de Jó tem como frase tema o Capítulo 42, Versículo 15
do Livo de Jó que diz que "Em toda terra não houve mulheres mais justas que as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".
O nome de nossa Ordem se refere às três filhas de Jó: Jemima, Quézia e Keren-Happuch que são citadas na Bíblia como "as mais justas em toda Terra".
As Filhas de Jó então presentes nos países Austrália, Estados Unidos, Brasil, Filipinas e Canadá.
Nossa Ordem foi fundada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, Estados Unidos pela senhora Ethel T. Wead Mick e então o primeiro Bethel (palavra que significa lugar sagrado) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha.


A fundadora da OFDJI: Ethel Wead Mick, carinhosamente chamada pelas Filhas de Jó como mãe Mick

As reuniões de um Bethel são fechadas e para assistir a este tipo de reunião é necessário ser

  • um Maçom regular;
  • Pai/mãe, padrasto/madrasta, avô ou tutor de um membro;
  • Mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade, que seja esposa, filha, neta, mãe, irmã ou víuva de um maçom;
  • Uma mulher que seja membro de qualquer organização adulta que baseie seus requisitos de associação em um parentesco maçônico.
Um Bethel também possui um Conselho Guardião que é todo composto por adultos que são responsáveis em supervisionar e orientar as Filhas de Jó em seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as Filhas devem tomar.  Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos. Os membros do Conselho podem ser Maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos).
Membros do Conselho do Bethel 3 "Estrela de Ibitinga" de Ibitinga - SP (logo atrás, verifica-se alguns exemplares de Demolays ahaha)

Filhas de Jó e alguns Membros do Conselho do Bethel 3 "Estrela de Ibitinga"

A Ordem está no Brasil desde 1993, e foi trazida pelo maçom Alberto Mansur. O Bethel #01 - Rio de Janeiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, e é chamado "Mater do Brasil". O primeiro Bethel do Estado de São Paulo foi instalado no dia 19 de dezembro de 1998 na cidade de São José do Rio Preto. Atualmente, o estado conta com 23 Betheis ativos, sendo eles localizados nas cidades de São José do Rio Preto, Assis, Ibitinga, General Salgado, Olímpia, Santos, Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, Jaú, Tupã, Piracicaba, Itápolis, Pindamonhangaba, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Taquaritinga, Jundiaí, Araçatuba e São Paulo (capital). E no ano de 2014 em Presidente Prudente.

Espero que tenham gostado dessa postagem, sobre uma Ordem a qual pertenço e tenho muito orgulho! Caso tenham alguma curiosidade ou pergunta é só falar! Visitem o site oficial da Ordem: http://www.jobsdaughtersinternational.org/
BeiJós!

2 comentários: